O que é?
O pterígio é uma patologia que afeta grande número de pessoas em todo o mundo, principalmente em áreas geográficas mais próximas ao equador, tropicais e subtropicais onde o clima é mais quente e onde os raios violetas são mais intensos. Apresenta uma evolução lenta e progressiva, frequentemente associada a sintomas irritativos (ardor, sensação de corpo estranho, hiperemia) e diminuição da AV a qual pode ocorrer pela invasão do eixo visual (área pupilar) e por alterações do filme lacrimal e astigmatismo irregular induzido
Até o presente momento a única conduta disponível para sua resolução completa é a remoção cirúrgica que está indicada em casos que há prejuízo da AV, inflamações crônicas, alterações cosméticas, restrição da motilidade ocular e sintomas irritativos persistentes.
Entre as técnicas empregadas para sua remoção e seus efeitos são: retalho conjuntival, transplante autólogo de conjuntiva, enxerto de mucosa oral, e membrana amniótica. Entre as terapias adjuvantes podemos citar a mitomicina C intra-operatória.