A cirurgia a laser é uma técnica utilizada para a correção dos erros refracionais (miopia, hipermetropia e astigmatismo), através da alteração da curvatura da córnea. Precisos feixes de laser são aplicados sobre a córnea (camada transparente, mais superficial do olho) com o objetivo de remodelar a óptica ocular, proporcionando uma visão mais nítida.
Os erros refracionais:
Miopia: Consiste na dificuldade para enxergar para longe. Normalmente, a miopia ocorre devido a um aumento na curvatura corneana e/ou devido ao globo ocular muito longo no sentido ântero-posterior. Dessa maneira, as imagens dos objetos localizados à distância, convergem para um ponto focal antes da retina formando uma imagem embaçada.
Hipermetropia: Na hipermetropia ocorre o contrário da miopia. Os raios de luz atingem um ponto localizado atrás da retina. Isso se deve a uma curvatura corneana diminuída ou comprimento do olho menor que o normal.
Astigmatismo: O astigmatismo é uma deformidade na curvatura da córnea, no qual os raios de luz não se formam num mesmo ponto.
Técnicas para correção a laser:
LASIK:
É o tipo mais comum de correção a laser. Nela uma camada fina de tecido da córnea é confeccionada através de um aparelho chamado microcerátomo (uso de lâmina – LASIK mecânico) ou através do Femtosecond laser (sem lâmina) produzindo um disco circular (flap). Um feixe de laser atua sobre a córnea para remodelá-la e propiciar a correção da visão. Uma vez que sua córnea foi remodelada, esse flap (camada externa de tecido) é realocado a sua posição. O LASIK tem como grandes vantagens a recuperação visual rápida, com mínimo desconforto pós-operatório, principalmente quando realizada com Femtosecond laser.
LASIK
PRK (ceratectomia fotorrefrativa):
É outra forma comum de correção da visão a laser, e também apresenta uma alta taxa de sucesso e previsibilidade. A camada superior da córnea (o epitélio) é removida, de forma que a córnea possa ser remodelada através da aplicação de feixes de laser. Após a cirurgia, o epitélio deve curar-se sozinho; as lentes de contato são frequentemente utilizadas como curativo. A recuperação é um pouco mais demorada com a técnica PRK e é possível observar mais desconforto em relação ao procedimento, porém tem como grande vantagem o altíssimo nível de segurança, especialmente em paciente com córneas mais finas ou leves alterações em sua curvatura.
PRK
Sou candidato à cirurgia a laser?
Há a necessidade de ser realizado um exame oftalmológico completo, por um médico especialista em cirurgia a laser. Para que tenhamos um resultado satisfatório aqui estão algums pré-requisitos a serem seguidos:
• Idade superior a 18 anos
• Prescrição de óculos estável por pelo menos um ano.
• Ausência de doenças sistêmicas.
• Ausência de doenças oculares.
• Ausência de gravidez ou amamentação.
• Deve-se entender os riscos da cirurgia ocular a laser
Femtosecond
O laser de Femtosecond (ou Laser de Femtossegundo) é, sem dúvidas, uma das principais inovações da oftalmologia, ao qual substitui o laser pelo corte, que antes o oftalmologista realizava com uma lâmina. Em virtude de milhões de pulsos gerados na córnea por segundo, no qual esses pulsos são capazes de atravessar tecidos transparentes sem causar danos, essa estrutura do olho pode ser segmentada de forma muito fina e uniforme. Posteriormente, um disco circular (flap) de tecido corneano é confeccionado através do laser, abrindo caminho para a realização da cirurgia refrativa. Há uma previsibilidade da espessura do Flap corneano = melhor resultado visual (superfície mais regular). Feita a correção do grau, o disco formado pelo laser é reposicionado sobre a córnea.