Crosslinking
O que é: Aplicação de Raios UV na córnea para promover o seu enrrijecimento.
Objetivo: Evitar a progressão do ceratocone.
Como Funciona: Os Raios UV promovem ligações entre as moléculas de colágeno, tornando a estrutura da córnea mais rígida.
Como é o procedimento:
1ª Parte: O epitélio corneano é removido e uma solução de Riboflavina é aplicada a cada 2 minutos, durante 20 minutos. Essa substância vai tornar o colágeno mais sensível aos Raios UV
2ª Parte: Os Raios UV são aplicados durante 10 minutos para promover o Crosslinking do Colágeno
Anel Corneano
O que é: É a introdução de um anel na córnea para melhorar sua regularidade, possibilitando a melhoria da visão com óculos ou lentes de contato.
Objetivo: Estabilizar a córnea e melhorar sua visão com correção.
Como Funciona: O anel funciona como uma estrutura que altera a forma da córnea, deixando-a mais adequada para a obtenção de imagens mais nítidas
Como é o procedimento: A cirurgia é feita com anestesia local e dura poucos minutos. Um túnel circular é criado na córnea a uma profundidade de 75% de sua espessura. Os segmentos de anel são introduzidos nesse túnel. Após um período de aproximadamente 3 meses, uma nova avaliação é realizada no consultório para definir quais óculos ou lentes de contato serão mais adequados para fornecer a melhor visão possível.
Transplante de Córnea
O que é? É a substituição de uma córnea irregular ou opacificada por outra com boa transparência e regular.
Como é o procedimento: Um disco central da córnea é removido. Esse disco pode conter todas as camadas da córnea (transplante penetrante) ou apenas algumas dessas camadas (transplante lamelar). Um disco da córnea doadora, com as mesmas característica, é suturado no olho receptor.
Os pontos são removidos após aproximadamente 3 – 6 meses e novas lentes de contato ou óculos são prescritos com a obtenção do grau final. O transplante de córnea tem um alto índice de sucesso e a melhora da acuidade visual é geralmente muito importante.