O que é?
A catarata é uma das principais causas de cegueira no mundo, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS). Mesmo assim, a desinformação por parte da população a respeito da doença e de seu tratamento ainda é grande.
Ela é uma doença ocular que atinge principalmente idosos, e resulta na opacificação do cristalino. Quanto mais opaco torna-se o Cristalino (a lente natural dos nossos olhos), menos luz entra nos olhos e assim, mais difícil torna-se enxergar objetos, tanto de perto como de longe. Isso leva a perda progressiva da visão.
Ela crônica só pode ser tratada, e até mesmo resolvida, através de um procedimento cirúrgico.
Ela pode acometer as pessoas em qualquer idade e pode inclusive estar presente desde o nascimento, condição esta conhecida como Catarata Congênita. Acidentes, infecções ou inflamações podem eventualmente estar relacionados ao seu aparecimento.
Catarata Senil
A Catarata Senil é o tipo de catarata mais comum no mundo todo. Ela ocorre devido ao envelhecimento natural do Cristalino e, na maioria das vezes, os sintomas começam a surgir por volta dos 50 anos de idade. Geralmente, é bilateral e simétrica, ou seja, acomete os dois olhos da mesma forma. Quando diagnosticada, é fundamental que o acompanhamento médico seja frequente a fim de determinar a velocidade de progressão da doença. Esse tipo de Catarata é tratado através da cirurgia de Catarata com implante de Lentes Intraoculares, um procedimento que dura menos de 7 a 10 minutos e o paciente é liberado já no primeiro dia, sem a necessidade do uso de tampão ou pontos de sutura.
Catarata traumática
Acidentes de qualquer origem onde os olhos são atingidos, pode favorecer o aparecimento da Catarata traumática. Após algum tipo de acidente com os olhos (traumas diretos ao globo ocular), como bolada no rosto ou pancada na cabeça, especialmente se surgirem sintomas como a visão embaçada, é importante procurar um oftalmologista, que poderá melhor avaliar o seu caso.
Catarata Congênita
Toda opacidade do cristalino notada no momento do nascimento é considerada Catarata congênita. Seu tratamento deve ser imediato, visto que a infância é o momento de maior desenvolvimento da visão humana após o nascimento. Há casos em que os pacientes passam anos com a Catarata estacionada, enquanto outros precisarão de intervenção imediata. Para todos eles, a recomendação é a mesma: o tratamento cirúrgico.
A catarata compromete a visão, mas não fere o olho
Ao contrário de glaucoma, que danifica progressivamente o olho e precisa ser tratado rapidamente, a catarata não causa ferimentos ao olho. Logo, o incômodo pode vir pela perda da visão, mas não virá com queixas de dor.
A cirurgia de catarata não é urgente.
A doença progressivamente interfere na visão, portanto, atividades comuns do dia-a-dia podem ser prejudicadas, como a capacidade de dirigir com segurança, além da habilidade de ler e escrever.
Por isso, apesar da cirurgia não ser urgente, quanto antes ela for realizada, melhor para o paciente, considerando que ele não chegará ao ponto de desconforto muito grande.
A cirurgia é normalmente realizada em um olho de cada vez
Mesmo nos casos onde o paciente desenvolve catarata nos dois olhos, geralmente o progresso da doença é diferente em cada um dos olhos. Assim, nós oftalmologistas, geralmente operamos um olho de cada vez.
A doença não é reversível
Porém, em algumas pessoas a doença pode parar de progredir, depois de um certo ponto.
A catarata não é uma doença reversível, mesmo depois da eliminação de seus fatores de risco, como o uso de medicamentos ou da existência de certas doenças. É muito importante saber que a catarata sem tratamento pode causar cegueira. Na verdade, a catarata é a principal causa de cegueira reversível entre adultos com mais de 55 anos.
É verdade que a cirurgia de catarata é um procedimento simples e que pode ser realizada em poucos minutos?
A cirurgia da catarata não é um procedimento simples. De fato, o avanço dos equipamentos e das técnicas possibilitaram a redução no tempo de cirurgia da catarata, porém trata-se de um procedimento complexo.
Tenho miopia. A cirurgia de catarata resolverá este problema também?
Atualmente a cirurgia da catarata tem o potencial de corrigir o grau de olhos míopes, hipermetropes e astigmatas através das modernas lentes intraoculares. Porém temos que ressaltar que esta correção vai depender de múltiplos fatores como a técnica cirúrgica, cicatrização do paciente e principalmente o cálculo dos implantes intraoculares.
Qual é a melhor lente intraocular disponível atualmente?
O oftalmologista saberá indicar o melhor tipo de lente intraocular para cada caso.
Após a cirurgia é preciso usar óculos?
É necessário entender a diferença entre independência dos óculos e eliminação total do grau. Mesmo com independência, pode haver necessidade de utilização de óculos para determinadas atividades. Além disso, características pessoais, oculares e das lentes intraoculares recomendadas para cada situação interferirão na maior ou menor independência dos óculos.
Quais exames preciso fazer antes da cirurgia?
As orientações específicas quanto aos exames clínicos e oculares serão fornecidas pelo oftalmologista responsável.
Quais são os cuidados que devo ter no pós-operatório?
- Modo correto de utilização dos medicamentos
- Usar a visão logo após operar a catarata
- Tempo de repouso
- Lavar a cabeça
- Retorno às atividades
- Praticar esportes após a cirurgia, etc.
As orientações sobre os cuidados pós-operatórios são específicas para cada caso e serão fornecidas pela nossa equipe.
Quanto tempo leva para a visão voltar ao normal após a cirurgia?
A melhoria da visão está diretamente relacionada com a intensidade da inflamação do olho ao procedimento cirúrgico. A resposta inflamatória pode se manifestar com intensidades diferentes dependendo do grau evolutivo em que se encontrava a catarata e as condições de recuperação da córnea, retina e demais estruturas oculares do paciente. Diabetes e outras alterações também podem interferir na recuperação. É comum a visão ficar embaçada nos primeiros dias de pós-operatório. Havendo pouca ou nenhuma inflamação a visão se recupera rapidamente.